História
A Casa dos Rapazes foi criada em 1908 com o objetivo de acolher crianças e jovens rapazes em situação de desfavorecimento social da cidade de Lisboa, tendo, em 1969 a designação de “Patronato da Infância”.
Em 1990, o Ministério da Solidariedade Social reconheceu os novos órgãos sociais, e a Casa dos Rapazes foi registada como Instituição Particular de Solidariedade Social e viu os seus Estatutos aprovados por despacho ministerial e publicados no Diário da República IIª Série, nº14 de 17/01/1997.
A 11 de Julho de 2005, um incêndio destruiu as instalações da Casa dos Rapazes, no Convento do Salvador, na Rua das Escolas Gerais, tornando a Casa inabitável. Desde esse momento, a Casa dos Rapazes esteve em instalações provisórias, cedidas pela Protecção Civil, no Bairro do Condado – Marvila, em Chelas.
O que seria provisório, permaneceu durante 12 anos, em instalações sem condições e dignidade para acolher os rapazes, no entanto, continuámos a acolher, cuidar e educar estes rapazes em perigo, enquanto fazíamos todos os esforços para construir uma nova Casa.
Em abril de 2017 com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, empresas e sociedade civil,
vimos o Sonho realizado com a inauguração da nova Casa dos Rapazes na Parede.
A Equipa
A nossa equipa de trabalho é o ativo mais forte da Casa dos Rapazes e o que torna este projeto tão especial! Para além do afeto e do amor que entregamos existe também um rigor e uma exigência técnica num plano educativo e terapêutico.
Com uma direção voluntária e diretamente presente, juntamente com uma equipa jovem de profissionais e dedicados aos nossos Rapazes, construímos a Casa dos Rapazes.
Corpos Sociais
Direção
Presidente: Duarte Brito de Goes
Vice-Presidente: Rita Cunha Ferreira
Vogal: Ana Brito de Goes
Vogal: Astrid Arruda Moreira
Vogal: Tomás Gonçalves
Vogal: Duarte Durão
Vogal: Vera Reis
Vogal: Diogo Mercês de Mello
Vogal: Maria Mercês de Mello
Responsável Voluntariado: Francisco Torgal
Assembleia Geral
Presidente: Tito Arantes Fontes
1º Secretário: Daniela Silva e Sousa
2º Secretário: Jacinto Moniz de Bettencourt
Conselho Fiscal
Presidente: Maria Forte Vaz
Primeiro Vogal: Gonçalo Rebelo da Silva
Segundo Vogal: Miguel Carrasqueira Baptista
A decisão do acolhimento da criança ou jovem cabe aos Tribunais de Família e Menores ou às Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, que através da gestão de vagas da Segurança Social, faz o encaminhamento dos rapazes.
A Casa dos Rapazes acolhe crianças e jovens dos 6 aos 18 anos de idade, que se encontram em perigo no seu meio natural de vida.
Sempre que possível, privilegia-se a residência no distrito de Lisboa, concelho de Cascais, facilitando-se o contacto com a família de origem.
A Casa dos Rapazes tem capacidade para acolher 15 crianças e jovens.
Na Casa dos Rapazes valorizamos que o dia-a-dia seja o mais próximo de uma vivência familiar, com dinâmicas de horários, regras e rotinas ajustadas à idade e perfil, que permitam a previsibilidade e estabilidade dos nossos rapazes.
O horário de estudo, a colaboração nas tarefas domésticas, as actividades desportivas e lúdicas, assim como os momentos de lazer, fazem parte do dia a dia dos nossos Rapazes, ocupando o tempo de forma construtiva.
A Casa dos Rapazes deve ser sempre temporária, procurando o regresso dos rapazes às famílias sempre que possível ou um projecto de autonomia como alternativa, sendo o tempo definido em função de cada história, construindo um projecto de vida adequado às suas necessidades.
Quando atingem os 18 anos de idade, os jovens podem decidir pela continuidade da medida de promoção e proteção de acolhimento residencial ou ainda cessar o apoio. Se estiverem integrados em percurso escolar e formativo os jovens poderão continuar acolhidos até um limite de 25 anos.
Um amigo é uma pessoa especial que apoia os nossos rapazes ao longo dos anos, contribuindo para o presente e futuro destes jovens.
Pode ser amigo da Casa dos Rapazes tornando-se sócio, tendo o direito a participar e votar nas Assembleias Gerais. É tão fácil e ajuda tanto.
Há várias formas de nos ajudar, seja através de donativos para necessidades específicas, donativos regulares ou parcerias em serviços. Todas as ajudas fazem a diferença.
Além da responsabilidade social, com impacto direto na vida dos Rapazes, a sua empresa poderá usufruir de benefícios fiscais.
Sim, precisamos sempre de ajuda de voluntários. Preencha o formulário no site e aguarde o nosso contacto.
Para saber exatamente as necessidades clique aqui
Para se candidatar a uma vaga na Casa dos Rapazes, envie o seu currículo para o email
candidaturas@casadosrapazes.pt
Relatórios e Estatutos
A Casa dos Rapazes é uma instituição particular de solidariedade social, constituída por prazo indeterminado, sob a forma de associação, regida pelas disposições da lei aplicável e, em especial, pelos presentes estatutos que pode ver aqui, assim como aceder aos últimos Relatórios de Gestão de Contas da Instituição Casa dos Rapazes referente aos anos 2021, 2020 e 2019.
Ajudar a meias
É ajudar estes rapazes a ter um projeto de vida com futuro e com oportunidades iguais.
Descubra a nossa coleção de meias e aqueça os seus pés e os nossos corações, comprando ou oferecendo as nossas meias.